Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
CAPACITACAO PROFISSIONAL []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:69 - (992)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP*.
Título:Manual de ensino para visitadoras ..-
Fonte:s.l; s.n; década 1940. 28 p. .
Resumo:Trata-se de um Manual de Ensino para Visitadoras cujo objetivo era orientar as profissionais que trabalhariam em Santarém no Pará. Esse material esta dividido em onze partes, a saber: escala de serviço no programa de visitadoras; seleção de visitadoras; curso de treinamento; regulamento do internato; horário; uniformes; relatórios e fichas; bibliografia; organograma de um posto de higiene do SESP; o serviço de visitadoras de Saúde Pública; cada uma dessas partes está caracterizada em uma espécie de protocolos que deveriam ser cumpridos. Esse Manual era para uso em um curso de capacitação e todo o programa do curso deveria ser aprovado pelo diretor responsável. O recrutamento das visitadoras, segundo o documento, era realizado pelo médico local do SESP e pela enfermeira de Saúde Pública, para ser elegível as candidatas deveriam ser mulheres com no mínimo 18 e no máximo 28 anos, solteiras, viúvas ou casadas com permissão do marido, todas elas seriam submetidas a exames médicos e deveriam ter no mínimo 4 anos de curso primário (aquelas que possuíam maior instrução teriam preferência). As demais informações contidas nesse material são as descrições de cada tópico do Manual.
Descritores:Manual
Educação em saúde
Capacitação profissional
Localização:FSESP_1233_106

  2 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:51 - (974)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Dr. Servulo Lima; Dr. E. H. Cristopherson
Título:Course for visitadoras in Santarém, Pará, Brazil ..-
Fonte:s.l; s.n; jun. 1944. 2 p. .
Resumo:O documento é o subprojeto apresentado em junho de 1944 do curso voltado para as Visitadoras em Santarém no Pará. Segundo esse material, o curso teria o objetivo de capacitar trabalhadoras para educação em saúde, para que elas pudessem atuar nos centros de saúde mantidos pelo SESP na Amazônia. A realização desse curso seria emergente, tendo em vista a necessidade de capacitar profissionais na região. O documento ainda ressalta que o curso seria ministrado por uma enfermeira norte-americana de saúde pública, em conjunto com enfermeiras brasileiras para dar suporte e teria duração de seis meses. Há ainda especificações quanto ao orçamento e breves detalhes sobre o acordo firmado entre o Ministério da Educação e Saúde do Brasil com o Instituto de Relações Interamericanas em 1942 para que esse curso acontecesse.
Descritores:Educação em saúde
Capacitação profissional
Enfermagem
Localização:FSESP/1233/106



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3